A dor no cotovelo não é um sintoma muito comum, mas quando ocorre pode ser causada por diferentes tipos de problemas. Essa sensação pode ser sentida nele ou em toda a região próxima a ele. Nesse artigo, você vai conhecer as causas mais comuns de dor no cotovelo. Ficou interessado? Então, continue a leitura.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação ou lesão que pode acometer os tendões do ombro, pulso, joelho, cotovelo e tornozelo. Os tendões são fibras que têm por função ligar o músculo ao osso, de forma semelhante a uma corda. Eles atuam no controle e na transmissão da força dos músculos, permitindo que os ossos se movimentem. Por isso, quando há uma tendinite, o paciente pode até ficar impossibilitado de se movimentar. A tendinite no braço costuma ocorrer como consequência de esforços repetitivos, tais como, tocar instrumentos musicais, cozinhar e varrer o chão. Por isso, é muito comum em professores, empregadas domésticas, atletas e músicos.
Bursite
A bursite também é uma inflamação, mas da bolsa sinovial. Essa bolsa é uma estrutura que fica entre um tendão e a pele ou um osso. Sua principal função é amortecer os impactos e auxiliar no deslizamento dos tecidos. Essa inflamação é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril, mas pode afetar a várias articulações. A causa mais frequente é a continuidade de movimentos com as articulações ou permanecer em posições que produzam danos às bursas. A bursite também pode ter origem em traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou uma infecção. Além da dor no cotovelo, o paciente apresenta rigidez, inchaço, calor ou vermelhidão.
Síndrome da plica sinovial
A síndrome da plica sinovial é uma lesão muito frequente em atletas e esportistas. Quando não tratadas adequadamente, podem comprometer a performance esportiva e fazer com que eles precisem se afastar do esporte. Ela ocorre quando a plica sinovial, uma dobra que existe dentro da cápsula que forma o cotovelo, aumenta de espessura, causando dor na região. Quando acontece, o paciente pode até ouvir estalos.
Epicondilite lateral
A articulação do cotovelo é formada pelo úmero (osso do braço) e pela ulna (osso do antebraço). No úmero existem saliências que são chamadas de epicôndilos, a parte externa do cotovelo é o epicôndilo lateral e a interna é o epicôndilo medial. A tendinite do tenista, como é chamada, é a causa mais comum de dor no cotovelo. Essa dor é percebida no epicôndilo lateral. A epicondilite lateral costuma ocorrer pela prática constante de atividades que exijam impulso dos braços, extensões excessivas do cotovelo ou supinações do antebraço, tais como, prática de tênis e beisebol. Em alguns casos, acomete pessoas que trabalham com carpintaria ou com digitação, em quem costuma dormir apertando, inconscientemente, as mãos ou até em sedentários. Agora você conhece as causas mais comuns de dor no cotovelo. Caso sinta esse sintoma, procure um ortopedista para obter um diagnóstico preciso do problema e conhecer as melhores formas de tratamento. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre ortopedia.